DestaquesEducaçãoGeral

Escolas da rede estadual retomam aulas presenciais nesta segunda (03/05)

0
Foto: Ilustrativa/Divulgação
Compartilhe este post

 

Nesta segunda-feira (3), conforme o calendário de retomada das aulas presenciais na rede estadual, acontece a volta das crianças da Educação Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental às atividades em sala de aula, planejamento confirmado pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc) na tarde de domingo (2). A pasta não soube precisar quantas instituições abrem suas portas aos alunos hoje, mas divulgará levantamento ao longo do dia.

Em bandeira vermelha, o retorno do estudo presencial não é obrigatório e poderá ser definido pelos pais e responsáveis dos estudantes. Quem optar por seguir em casa deverá dar sequência às atividades propostas pelo modelo de ensino remoto, garantindo que o aluno tenha acesso ao conteúdo por meio digital ou retirando material impresso na escola.

O governo do Estado publicou, na semana passada, decreto que alterou o modelo de distanciamento controlado e colocou todo o Rio Grande do Sul sob bandeira vermelha, autorizando o retorno das aulas presenciais.

As instituições estaduais seguirão o seguinte cronograma: depois da Educação Infantil e do 1º e 2º anos, será a vez da retomada presencial para as turmas de  3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, na quarta-feira (5). No dia 7 de maio, sexta-feira, a retomada das atividades em sala de aula é para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Ficou para a semana que vem o retorno do Ensino Médio: 1º ano volta no dia 10, e turmas do 2º e 3º anos no dia 12. Ensino Técnico e Curso normal voltam no dia 13. Escolas com somente Ensino Médio, escolas EJA e Neejas, escolas com somente educação profissional e escolas especiais reabrem no dia 5.

Instituições privadas

No dia que marca o retorno da rede estadual às atividades presencias, uma nova leva de escolas privadas também vai reativar suas salas de aula no Estado. Um levantamento do Sindicato do Ensino Privado (Sinepe/RS), com 169 instituições de ensino privadas no RS, observou que 19% reabriram na quarta-feira (28). A maioria das instituições, 63%, retornou na quinta-feira. Para esta segunda (3), a previsão é de que mais 10% voltem às atividades presenciais, e demais instituições consultadas planejam retorno até o dia 10 de maio.
*GZH

Mais em Destaques