Após quase um mês de esforços, o município de Espumoso atinge um marco tecnológico ao operar com um sinal de televisão totalmente digital. Este avanço é resultado da participação de Espumoso no Programa de TV Digital do Governo Federal, que visa modernizar a transmissão televisiva em todo o país.
Dentro de Espumoso, o progresso na organização desse novo sistema é notório, com a presença já consolidada de uma antena central, que transmite os canais abertos do governo federal e da Record TV. A cidade aguarda nos próximos dias a expansão da cobertura para incluir também os sinais da RBS TV, Band RS e SBT RS, completando assim a oferta de programação para toda a população.
Amélio Schenkel, representante da empresa RMW e responsável técnico pela instalação e manutenção da antena em Espumoso, destacou a colaboração de longa data entre sua empresa e a prefeitura local, que se estende por mais de seis anos. Essa parceria permitiu a viabilização do serviço no município.
A prefeitura de Espumoso desempenhou um papel fundamental nesse processo, ao ceder terrenos para a instalação das antenas retransmissoras dos sinais e também assumindo a responsabilidade pela manutenção dos equipamentos.
De acordo com Amélio, o sinal digital apresenta uma cobertura mais concentrada, abrangendo uma área mais limitada, mas compensa essa limitação com qualidade substancialmente superior à do sinal analógico.
Para acessar o sinal digital, os telespectadores precisam de um aparelho de televisão compatível com o conversor digital. Além disso, os beneficiários do Programa Federal Bolsa Família que estão cadastrados no Cadastro Único (CadÚnico) podem se inscrever na Secretaria de Assistência Social para receber gratuitamente o aparelho conversor e a antena, garantindo assim o acesso à televisão digital.
A transição para o sinal de televisão 100% digital representa um passo significativo em direção à modernização das telecomunicações em Espumoso, proporcionando aos cidadãos uma experiência televisiva mais rica e atualizada.
Com informações: Clic Espumoso
Fonte: Administração Municipal de Espumoso






