CidadeDestaquesGeralSaúde

Espumoso inaugura Centro Regional de Atendimento ao Autismo

0
Compartilhe este post

 

Foi inaugurado no último sábado (25/6), o Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em Espumoso. Como parte do Programa TEAcolhe, o Centro oferecerá retaguarda assistencial e suporte técnico-pedagógico às equipes de saúde, educação e assistência social dos municípios no atendimento às pessoas com autismo e suas famílias; sendo uma referência para 14 municípios da região 19 da 6ª Coordenadoria de Saúde.

Com a presença do prefeito Douglas Fontana, vice-prefeito Zelindo Signor,  secretária municipal de saúde Marileisa Valandro, deputado estadual Eduardo Loureiro, coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde Marcelo Pacheco, presidente da Câmara de Vereadores Joacir Sonda, representando os secretários municipais Leandro Colleraus, Prefeitos e Secretários da Saúde da região, profissionais de saúde e autoridades municipais, bem como comunidade em geral, a cerimônia oficial de inauguração foi realizada junto à sede da Secretaria Municipal de Saúde, no bairro Jardim dos Coqueiros, onde foi instalado o Centro Regional.

O Programa Te Acolhe

A Política de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtornos do Espectro Autista (TEA), também chamada de programa TEAcolhe, tem o objetivo de qualificar o atendimento no tema do autismo, sensibilizar a sociedade quanto à inclusão da pessoa com autismo e da família e horizontalizar o atendimento multiprofissional integrado à pessoa com autismo e à família. Para isso, o Estado faz aporte mensal de R$ 30 mil. 

Grande feito

Em 2021 foi lançado o edital de seleção de propostas para a implantação de Centros de Referência em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Na época, o vereador Leandro Colleraus, por meio do Deputado Eduardo Loureiro, solicitaram junto à secretária da saúde Marileisa Valandro a adesão deste importante Centro. Com o auxílio da equipe a mesma iniciou o processo de construção do Projeto. Foram meses de estudos, questionamentos, discussão do assunto e muito trabalho para que o CRR (Centro de Referência Regional) viesse a ser contemplado em Espumoso. 

O Centro vai atender os municípios de Alto Alegre, Arvorezinha, Barros Cassal, Campos Borges, Espumoso, Fontoura Xavier, Ibirapuitã, Itapuca, Lagoão, Mormaço, Soledade, Tapera, Tio Hugo e Tunas.

Com a inauguração, a região passa a ter uma das melhores linhas de cuidados ao Espectro do Autismo. Esse centro compõe a Rede do TEAcolhe junto com outros 29 centros regionais no Rio Grande do Sul.

Sobre o TEA

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) reúne desordens do desenvolvimento neurológico que começam na infância e tendem a persistir na adolescência e na idade adulta, como autismo infantil precoce, autismo infantil, autismo de Kanner, autismo de alto funcionamento, autismo atípico, transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação, transtorno desintegrativo da infância e a síndrome de Asperger.

Há dois critérios para o diagnóstico do TEA: déficit na reciprocidade socioemocional (seja na comunicação não verbal ou na interação social) e presença de comportamentos restritos ou repetitivos.

A diferença entre os transtornos é o grau, dentro do espectro autista, uma vez que é possível que pessoas com TEA apresentem desde pequenas dificuldades de socialização até afastamento social, deficiência intelectual e dependência de cuidados ao longo da vida.

Estima-se que, em todo o mundo, uma em cada 54 crianças tem TEA. Essa estimativa representa um valor médio, e a prevalência relatada varia substancialmente entre os estudos. Algumas pesquisas bem controladas têm, no entanto, relatado números que são significativamente mais elevados. A prevalência de TEA em muitos países de baixa e média renda é até agora desconhecida.

Mais em Cidade