DestaquesGeralSaúde

Espumoso será referência na realização de partos do SUS para municípios da região

0
Compartilhe este post

O Hospital Notre Dame São Sebastião de Espumoso será referência regional na realização de partos do SUS para pelo menos cinco municípios da região. A decisão foi divulgada pela 6ª Coordenadoria Regional de saúde nesta terça-feira, 20.

Inicialmente a sede regional seria Soledade, porém, vistas as condições enfrentadas pelo Hospital de Caridade Frei Clemente, houve uma preocupação por parte dos gestores municipais de saúde quanto ao caso. Diante disso, a Secretária municipal de saúde de Espumoso, Marileisa Valandro, agendou uma reunião e pediu o apoio dos secretários para que Espumoso fosse colocado como uma sede regional, tendo como base a estrutura disponibilizada pelo hospital São Sebastião.

Baseados nos requisitos para que o município seja referência regional para a realização dos partos que é o número de partos/ano realizados e também a apresentação de uma equipe básica permanente, os municípios de Espumoso, Campos Borges, Alto Alegre, Tunas e Tapera, firmaram um acordo gerando um número total de 418 nascimentos por ano, ou seja, acima do limite mínimo exigido pelo estado.

A decisão é de grande importância para a cidade, para o Hospital e também para os municípios, que terão uma estrutura de qualidade e próxima de suas cidades a disposição. A secretária Marileisa comemorou o resultado. “Nós estamos muito felizes com a decisão da coordenadoria e destacamos o quão importante foi a união dos municípios que desejavam a permanência de Espumoso como sede regional, e com a chegada de Tapera que trouxe seus mais de 139 partos/ano e a soma dos demais municípios nós juntos conseguimos alcançar este objetivo e possibilitar que mais crianças nasçam em Espumoso. ” Comemorou Marileisa.

Para isso, o Hospital através do seu diretor financeiro, Rafael Scolari, confirmou a contratação de mais profissionais obstetras e destacou a reforma da área de obstetrícia e do centro cirúrgico que está sendo realizada.

O diretor do Hospital Notre Dame São Sebastião, Rafael Scolari, destacou o empenho da secretária Marileisa, e agradeceu a confiança dos demais municípios. “Para nós do Hospital São Sebastião só resta agradecer à Secretária Marileisa que foi quem tomou a frente deste projeto e aos demais secretários de saúde dos municípios que confiaram em nós para realizar esta regionalização. De nossa parte agora é dizer que estamos prontos, que já possuímos uma equipe qualificada e que vamos em busca de enfermeiros com qualificação em obstetrícia que também ajudarão os atuais a buscarem essa qualificação e melhorar cada vez mais a estrutura, buscando sempre evoluir no atendimento em nosso hospital. ” Destacou Scolari.

De acordo com a secretaria estadual de saúde, a mudança segue recomendação do governo federal e visa qualificar a atenção à saúde da gestante e do recém-nascido, além de reduzir os índices de mortalidade infantil.

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Destaques