GeralSaúde

Estado distribui doses para avançar vacinação de adolescentes contra a Covid-19

0
Compartilhe este post

O Governo do Rio Grande do Sul definiu continuar a vacinação contra a Covid-19, dos adolescentes no Estado, com o imunizante da Pfizer. A decisão ocorreu em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) com a Secretaria da Saúde (SES) e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/RS), na manhã de terça-feira (21).

Esse é um dos públicos a serem atendidos com as mais de um milhão doses de Pfizer, AstraZeneca e Coronavac que serão entregues pela SES na quarta-feira (22) a todos municípios. A proposta aprovada com a representação dos municípios foi de destinar 350 mil doses dessa remessa para primeiras doses, incluindo cerca de 165 mil de vacinas da Pfizer para cobrir a totalidade da faixa dos 17 anos e 58% da faixa dos 16 anos.

Doses de reforço

Além disso, foi definido que outras 38,5 mil doses serão distribuídas para atender a dose de reforço dos idosos que fizeram a segunda dose até 25 de março, contemplando o prazo de seis meses entre as duas. Há ainda a destinação de aproximadamente 620 mil doses para a segunda dose de pessoas com mais de 18 anos, somando as três fabricantes. Com isso, o Estado completa as doses necessárias para todo o público adulto vacinável no RS.

Mudança no prazo da 2ª dose

Na reunião, a secretária da saúde do RS, Arita Bergmann, salientou sobre a mudança no prazo de segunda dose da Pfizer, que passou para oito semanas (56 dias) entre as doses. Esse cálculo já foi revisto para as doses que serão distribuídas nesta semana.

*Diário da Manhã

Mais em Geral