Termina no próximo dia 31 o prazo para os pecuaristas gaúchos fazerem a Declaração Anual de Rebanho. Até esta quarta-feira, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) contabilizava a entrega de 60,79% das 367 mil declarações esperadas.
Do total de declarações entregues, 92,12% foram realizadas a partir de atendimentos presenciais nas inspetorias ou escritórios de defesa agropecuária e 7,88% foram enviadas pelos produtores pela internet, por meio de módulo específico no Produtor Online.
Entre as supervisões regionais da Seapi, Alegrete teve a maior proporção de declarações feitas pela internet: 23,7% do total de declarações finalizadas na regional.
Quatro municípios já computam 100% de declarações entregues: Erval Grande, Mariano Moro, Muliterno e Severiano de Almeida.
Como fazer
A declaração pode ser feita pela internet, em módulo específico dentro do Produtor Online. Um tutorial ensinando a realizar o preenchimento pode ser consultado aqui.
Caso prefira, o produtor também pode fazer o preenchimento nos formulários em PDF ou presencialmente nas Inspetorias ou Escritórios de Defesa Agropecuária, com auxílio dos servidores da Seapi e assinando digitalmente com sua senha do Produtor Online.
Em 2023, a declaração teve adesão de 84,19%, índice que se manteve condizente com a média de declarações de rebanho entregues nos anos anteriores.
Correio do Povo