O governo americano confirmou nesta segunda-feira(17), em coletiva, que enviará mais 20 milhões de suas doses adicionais dos imunizantes contra a Covid-19 para outros países que estejam precisando de doses para vacinar sua população. Com esse novo envio, os Estados Unidos chega a marca de 80 milhões de doses enviadas para o exterior.
O país americano já atingiu uma marca significativa na imunização da sua população, tanto que em diversas localidades, inclusive nas principais cidades dos USA, não é mais necessário o uso de máscaras na rua. Fator que contribui para distribuição das vacinas excedentes pelo governo de Joe Biden, que sofre pressão para ajudar outros países.
A secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, durante seu pronunciamento não adiantou quais países seriam priorizados nesse envios, mas Biden já havia sinalizado que os americanos farão de todo o possível para ajuda a Índia a enfrentar a piora local na pandemia.
As primeiras 60 milhões de doses doadas serão da vacina de Oxford/AstraZeneca. Psaki não especificou qual será a vacina que completam essa doação. A secretária apenas disse que essas seriam “outras doses de vacinas aprovadas”. A porta-voz ainda salientou que o número de 80 milhões é “cinco vezes maior que a quantidade de doses doada por qualquer país do mundo”.
*Planalto News