A entrega simbólica da ponte logística do DNIT, construída pelo Exército na divisa entre Arroio do Meio e Lajeado, sobre o Rio Forqueta, ocorre nesta quarta-feira (7). Evento acontecerá às 10h, junto à ponte, no lado de Arroio do Meio.
O comandante do 3° BE CMB, tenente coronel de engenharia Humberto Costa, o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Carlos Rafael Mallmann, e representantes dos municípios de Arroio do Meio e Lajeado devem estar presentes no local.
O acesso de Arroio do Meio, desde a ERS-130 até o local, está sinalizado, iluminado e com o terreno todo preparado para garantir condições de trafegabilidade. No entanto, o lado de Lajeado ainda não está concluído. Partes são estreitas e cobertas com barro.
Além disso, com a previsão de chuva para esta quarta, a situação não seria ideal. Marcelo Caumo, prefeito de Lajeado, espera que o tráfego seja liberado ainda esta semana se o tempo estiver seco, mas ainda não há uma data definida. A liberação será realizada pelas prefeituras.
Sem contar o tempo de preparação, embarque e transporte de material, a ponte foi concluída em sete dias com o uso de quatorze viaturas. Essa é a ponte logística de maior capacidade construída pelo Exército Brasileiro, com 60 metros e biapoio, que permite a passagem de veículos de até 80 toneladas.
Só haverá trânsito num sentido, no sistema pare e siga com semáforo, assim como ocorre na ponte de ferro, que tem o trânsito limitado a veículos de passeio. O acesso por Lajeado ocorre pela Rua Romeu Júlio Scherer, no Bairro Olarias e depois pelo Planalto. Já do lado de Arroio do Meio o acesso ocorre na própria ERS-130 para a Estrada Geral de Forqueta Baixa.
Caminhão tranca Ponte de Ferro por cerca de 30 minutos
Por volta das 17h30 desta terça-feira (6), um caminhão-baú interrompeu o acesso à Ponte de Ferro por cerca de trinta minutos. O veículo passou pelo lado de Arroio do Meio e trancou na goleira para sair em Lajeado.
Foi necessário manobrar o caminhão até a retirada. Como resultado, ocorreu um engarrafamento com uma extensão de aproximadamente 1,5 km para cada lado. O trânsito voltou a fluir após a retirada do veículo de carga.
Portal Leouve