DestaquesGeral

Faleceu Gildo dos Santos, um dos fundadores da Banda San Marino

0
Foto: Divulgação/San Marino
Compartilhe este post

Faleceu na noite desta terça, 18, aos 69 anos, o músico e empresário Gildo Francisco de Oliveira Santos, ou “Gildo do San Marino” como era mais conhecido.  Gildo estava  há algum tempo lutando contra um câncer. Ele era natural de Santa Rosa, mas morou muitos anos em Tucunduva, quando veio juntamente com a família. Era filho do seu João de Oliveira Santos,  que por muitos anos exerceu a função de policial militar em Tucunduva e de Dona Maria Vargas.

Desde muito jovem Gildo se dedicou a música, chegou a ser militar e tocar na banda do quartel,  mas o dom artístico falou mais alto.

Depois de tocar em algumas bandas, como “Os Livres” de Tuparendi, foi um dos fundadores do Grupo  San Marino, quando esta ainda era uma despretensiosa banda de Santa Rosa, sucessora do Conjunto Ferramis.

Com muita organização e reunindo vários talentos no palco, aos poucos o San Marino foi crescendo, até se tornar uma das principais bandas do segmento “pop gaúcho”.

Gildo e Neri, ambos músicos “veteranos”, sempre foram os integrantes mais dedicados a parte administrativa da banda.

Depois de muitos anos trabalhando como trompetista do San Marino, Gildo se retirou dos palcos e passou a se dedicar  exclusivamente às vendas de shows e bailes, se tornando então empresário da banda, cargo que ocupou até três anos atrás, quando se retirou da função  para cuidar de sua saúde.

Gildo sempre foi um homem de fala mansa, e sua simplicidade e simpatia o fizeram ser querido por uma legião de fãs e amigos que admiravam o seu trabalho, sua dedicação a família e sua lealdade aos amigos.  “Um grande cara. É uma perda irreparável”, lamenta o atual empresário do San Marino, Luis Volmir Trentin.

Guia Tuparendi

Mais em Destaques