O feriadão de Páscoa será marcado por baixas temperaturas e nebulosidade em todo o Rio Grande do Sul, com risco de geada na Serra e na Campanha, mas sem previsão de chuva para a maioria das regiões.
De acordo com o Climatempo, uma massa de ar polar que se forma no sul do continente e chegará ao Estado amanhã (quinta-feira, 14) deve derrubar as temperaturas em todas as áreas na Sexta-Feira Santa (15) — que será o dia mais frio do feriadão. Em São José dos Ausentes e em Cambará do Sul, por exemplo, as mínimas serão de 1°C e de 3°C, respectivamente.
— As regiões que ficam mais propícias a maiores quedas de temperatura são a Serra, por conta da altitude, e a Campanha, na fronteira com o Uruguai. Mas a massa de ar polar será grande e vai atingir todo o Estado da mesma forma — explica a meteorologista Carine Gama.
Nas demais áreas do RS, as mínimas ficam entre 6°C e 9°C na sexta, enquanto as máximas serão de 18°C a 21°C. Em Porto Alegre, os termômetros devem variar entre 12°C e 20°C, assim como em Capão da Canoa, no Litoral Norte, que é única região onde há previsão de pancadas isoladas de chuva ao longo do dia. O restante do Estado terá tempo parcialmente nublado, com alguns episódios de sol.
No sábado (16) e no domingo de Páscoa (17), também haverá frio, mas as temperaturas aumentam um pouco em comparação à sexta, deixando as tardes mais amenas. A nebulosidade, entretanto, permanece. Segundo Carine, a previsão é de sol entre nuvens intercalado com períodos de tempo mais nublado em ambos os dias.
Em grande parte das regiões, as mínimas variam entre 9°C e 12°C no sábado — as exceções são municípios do Norte e da Serra, onde os termômetros devem registrar de 6°C a 9°C. Já as máximas vão de 21°C a 23°C.
A meteorologista ressalta que, apesar de não haver chance de chuva para o final de semana, o sábado será de vento forte no Litoral Norte e o mar deverá ficar bastante agitado nos dois dias, com ondas de até dois metros e meio de altura.
*GZH.






