A Brigada Militar segue empenhada nas buscas pelos dois detentos que fugiram da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Passo Fundo. Mateus de Almeida Riva, 34 anos, e Eduardo de Abreu Nunes, 29, estão foragidos desde a noite de quarta-feira (13), quando renderam um funcionário utilizando uma faca, obtiveram as chaves e empreenderam fuga pela porta principal da instituição. Ambos cumpriam pena em regime fechado na unidade.
Segundo informações, os fugitivos têm ligação com uma organização criminosa atuante no Vale dos Sinos. Ambos foram selecionados pela própria Apac para cumprir pena no centro de reabilitação, que iniciou suas atividades em 19 de agosto em Passo Fundo, tendo sido inaugurado no mês de abril.
Eduardo, natural de Marau, cumpria pena em regime fechado e acumulava 41 anos de condenação por homicídio e tráfico de drogas. Já Mateus, nascido em Passo Fundo, estava sentenciado a 59 anos de prisão, por crimes como homicídio e roubos.
De acordo com a Brigada Militar, a dupla foi transferida do Presídio Regional de Passo Fundo (PRPF) para a Apac de Porto Alegre no mês de julho. Após permanecerem alguns dias na capital, foram encaminhados para a unidade de Passo Fundo.
Vinícius Toazza, diretor da Apac na cidade, explicou que a seleção dos detentos foi realizada com base em uma pré-inscrição efetuada no presídio onde cumpriam pena.
“Eles passaram por uma seleção e atenderam aos requisitos para frequentar um curso na Apac em Porto Alegre, com o propósito de se tornarem instrutores dos demais detentos dentro da entidade em Passo Fundo”.






