DestaquesEducaçãoGeralRegiãoÚtimas Notícias

Governo investe R$ 3,8 milhões na construção de escola indígena em Salto do Jacuí

0
Compartilhe este post

 

Ana Lanches

A nova Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Guarani, no município de Salto do Jacuí, está prestes a virar realidade. O governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), investirá R$ 3.805.152,17 na construção do prédio. A unidade contará, entre outros, com biblioteca, quadra poliesportiva e cinco salas de aula, colocando a instituição no patamar de escola indígena padrão.

O projeto prevê, ainda, a construção de auditório, laboratórios de ciências e de informática, refeitório, cozinha, banheiros, sala infantil e sala de professores, entre outros. A área total construída será de 4,6 mil metros quadrados, beneficiando 60 alunos na reserva indígena do Saltinho, no interior do município.

O secretário de Obras e Habitação, José Stédile, assinou a ordem de início dos serviços, na semana passada (11/1). “A escola padrão será fundamental para manter e fortalecer as raízes, a cultura e a história da comunidade Guarani”, refletiu.

A empresa responsável é a MTX Construções Ltda. As obras serão fiscalizadas pela Secretaria de Obras e Habitação por meio da 9ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (Crop), com sede em Cruz Alta. O prazo de execução é de 360 dias corridos.

Ao todo, no Rio Grande do Sul há 90 escolas indígenas e mais de 7 mil estudantes distribuídos nas regiões das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) de Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria, Cruz Alta, Osório, Guaíba, Santo Ângelo, Erechim, Palmeira das Missões, Três Passos e Gravataí.

*GovernoRS.

Mais em Destaques