Quando o grupo de jogadores voltar aos treinamentos, após três dias de folga, na manhã desta quinta-feira, no CT Presidente Luiz Carvalho, o técnico Gustavo Quinteros terá como um dos focos o sistema defensivo. Em 2025, assim como nas duas últimas temporadas, os números preocupam. Neste início de ano, o Grêmio disputou 14 partidas e levou 13 gols. Ou seja, tem média de 0,93 gols sofridos por jogo.
“A partir do momento em que eu tiver o plantel completo e começar a trabalhar com todos os jogadores juntos, vamos testando e buscando a solidez que precisamos para formar um time mais sólido”, disse o comandante após o empate por 1 a 1 no Gre-Nal 446, no Beira-Rio.
Dos 14 confrontos da temporada, o Grêmio não foi vazado em seis: nas vitórias contra o Caxias (4 a 0), o Monsoon (3 a 0), o São Luiz (5 a 0), o Pelotas (5 a 0) e o Ypiranga (1 a 0), e no empate diante do Brasil-Pel (0 a 0). Já nas outras oito partidas sofreu gols: na vitória sobre o Juventude (2 a 1), nos empates com o São Raimundo-RR (1 a 1), o Athletic-MG (3 a 3) e o Inter (1 a 1, duas vezes), e nas derrotas para o Juventude (2 a 0 e 2 a 1) e o Colorado (2 a 0).
Entre as equipes da Série A do Brasileirão, o Tricolor aparece na 13ª colocação no ranking de gols sofridos por jogo (0,93 g/j). Atualmente, está na frente de São Paulo (1 g/j), Corinthians (1,05 g/j), Cruzeiro (1,1 g/j), Bragantino (1,13 g/j), Santos (1,14 g/j), Botafogo (1,36 g/j) e Mirassol (1,77 g/j). Na outra ponta da tabela aparece o Atlético Mineiro (0,29 g/j), Bahia (0,37 g/j) e Inter (0,5 g/j).
Contratado do Vitória, Wagner Leonardo é a única afirmação da defesa de Quinteros. As opções para formar a dupla de zaga são: Jemerson, Rodrigo Ely e Gustavo Martins. Com pouco espaço, Natã Felipe pode ser emprestado nesta janela de transferências doméstica.
Em fase final de recuperação de cirurgias no quadril direito e no tornozelo, Walter Kannemann participou do primeiro trabalho com bola na última sexta-feira. A expectativa é de que o jogador argentino possa voltar a atuar em abril, após cinco meses afastado dos gramados.
*Correio do Povo
