DestaquesÚtimas Notícias

Guaíba chega a 4,08m, o menor nível desde o começo do agravamento das enchentes

0
Foto: Anderson Fetter / Arquivo pessoal
Compartilhe este post

De acordo com a ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), o nível do Guaíba chegou a 4,08m, menor medição desde o dia 2 de maio, quando começou o agravamento das enchentes no Rio Grande do Sul.

Esse nível foi atingido às 8h15 desta terça-feira (21), no Cais Mauá, em Porto Alegre. A água segue baixando, mas ainda está 1,08 m acima do nível de transbordamento do lago, que é quando o volume de água transforma-se em enchente e causa danos aos moradores da capital gaúcha.

As fortes chuvas iniciaram-se no dia 27 de abril, mas foi em 2 de maio que começaram os registros das cheias, que chegaram no pico em 5 de maior, quando o Guaíba atingiu o pico histórico de 5,33m.

De acordo com o relatório de ontem. às 12h, do IPH (Instituto de Pesquisas Hidráulicas) da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), ainda essa semana o nível de água do lago deve ficar abaixo dos 4 metros. No entanto, os pesquisadores demonstram preocupações no caso da ocorrência de novas chuvas.

“Chuvas durante a semana também poderão contribuir com elevação dos níveis e prolongar a cheia acima de 3 m em junho”, indica o documento da UFRGS.

R7

Mais em Destaques