DestaquesÚtimas Notícias

Guaíba volta a ficar abaixo de 4 metros; nível está 1 metro acima da cota de inundação

0
Foto: Arquivo
Compartilhe este post

O nível do Guaíba, em Porto Alegre, voltou a ficar abaixo de 4 metros na madrugada desta segunda-feira (27). Apesar disso, o lago ainda está 1 metro acima da cota de inundação, que é de 3 metros, ou seja, não voltou ao seu leito original, com regiões da cidade permanecendo alagadas pela água.

Na sexta-feira (24), o lago voltou a subir por causa das chuvas que caíram sobre a Capital do Rio Grande do Sul até chegar a 4,32 metros e a água voltou a alagar a cidade.

Às 0h30 desta segunda, a régua de medição da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) no cais Mauá registrou que o nível do lago estava em 3,99 metros. Às 6h15, medida mais recente, o nível estava em 3,96 metros.

Chove em Porto Alegre nesta segunda. O Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) afirma que a previsão de até 40 milímetros de chuva pode afetar partes da bacia do Guaíba.

A formação de um ciclone extratropical forma nuvens de temporais a qualquer hora com raios e rajadas de vento intensas no Litoral do RS, em Porto Alegre e na Serra.

A previsão é de que não haja volumes extremos de chuva. Os maiores acumulados devem ficar concentrados no Litoral Sul e Norte, com cerca de 50 milímetros previstos.

G1 RS

Mais em Destaques