No último dia 11 de julho, a cidade de Espumoso rendeu uma merecida homenagem aos verdadeiros heróis que atuam na linha de frente do salvamento e assistência médica: os socorristas. Nesta data especial, nossa equipe jornalística teve a oportunidade de conversar com um dos protagonistas dessa importante profissão, o Enfermeiro e coordenador do SAMU local, Cassiano Rodrigues, que compartilhou sua experiência e visão sobre o papel vital desempenhado pelos socorristas.
Para Cassiano, a escolha da profissão de socorrista foi algo que o inspirou desde o momento em que se formou em enfermagem, em 2015. Desde então, ele tem sido peça fundamental na equipe móvel do SAMU de Espumoso, dedicando-se com afinco a cada atendimento e salvamento que realiza.
Durante nossa conversa, o enfermeiro Cassiano detalhou como o trabalho dos socorristas é realizado, destacando a relevância inestimável que desempenham na comunidade. Ele também compartilhou algumas curiosidades e revelou as dificuldades enfrentadas diariamente por esses bravos profissionais.
Além disso, Cassiano demonstrou sua dedicação não apenas à sua equipe local, mas a todos os socorristas do estado do Rio Grande do Sul. Recentemente, ele ministrou um curso inovador, abordando técnicas didáticas e de atendimento, para aprimorar os conhecimentos de seus colegas socorristas.
A paixão e comprometimento com o trabalho são compartilhados por Josenei Rodrigues, um veterano condutor e socorrista com uma década de experiência. Para Josenei e sua equipe, cada história vivenciada se torna uma fonte de inspiração para todos aqueles que almejam seguir essa nobre profissão.
O SAMU de Espumoso, que opera incansavelmente 24 horas por dia, todos os dias do ano, atendendo em média de 4 a 5 ocorrências diárias, conta com uma equipe valorosa composta por 9 profissionais. Entre eles, há 4 condutores especializados, 4 técnicos de enfermagem e 1 enfermeiro coordenador, como o Cassiano, que se empenham em fornecer assistência médica rápida e eficaz à população.
Assista nossa reportagem completa em vídeo através do nosso canal no YouTube.
Com informações: Fernando Kopper






