DestaquesGeralRegiãoSaúde

Hemovida reúne municípios na busca por mais doadores de sangue

0
Foto: Jonatan Palla/ClicEspumoso
Compartilhe este post
Ana Lanches

A associação dos doadores voluntários de sangue do município de Espumoso (HEMOVIDA) está firmando uma parceria com as administrações municipais de Alto Alegre e Campos Borges para aumentar o número de doadores de sangue.

O objetivo é cadastrar novos doadores nos dois municípios e aumentar o estoque do banco de sangue da Associação em Passo Fundo. Para, isso os municípios irão disponibilizar de transporte até Espumoso para os doadores, e de Espumoso à Passo Fundo, a HEMOVIDA banca.  Em contrapartida, as secretarias municipais de saúde irão receber autorização para usar do sangue armazenado em nome da associação.

A expectativa da diretoria do Hemovida é aumentar de uma, para duas viagens para doações por mês. A reunião para apresentação da ideia foi realizada na terça-feira, 21, na sede da entidade em Espumoso.

O secretário de saúde de Alto Alegre, Cesar Galera destacou a importância da parceria. “Acho que é muito importante da nossa secretaria participar desta parceria, cadastrar doadores e disponibilizar para os munícipes de Alto Alegre bolsas de sangue quando necessário. Vamos trabalhar juntamente com o pessoal e buscar mais doadores para dar início ao projeto o quanto antes.” Afirmou Galera.

O presidente da HEMOVIDA, Renato dos Santos comemorou a parceria. “Nós estudamos e chegamos a conclusão que seria importante buscar os municípios para uma parceria e aumentar nosso estoque de sangue e poder disponibilizar para mais pessoas que venham a precisar de doações em casos de urgência. Sabemos da importância da doação e pedimos que a comunidade procure doar e ajudar a salvar vidas.” Destaco o presidente.

Os moradores que tem interesse em realizar o cadastro para a doação devem procurar a secretaria de saúde da sua cidade ou a sede da Hemovida nas quartas-feiras.

Mais em Destaques