CidadeDestaquesSaúde

Hospital Notre Dame São Sebastião promove Hortoterapia para pacientes da saúde mental

0
Compartilhe este post

A hortoterapia, prática que utiliza a jardinagem como ferramenta terapêutica, vem ganhando destaque no auxílio ao manejo de sintomas de ansiedade, estresse e depressão. Reconhecendo esse potencial, a Unidade de Saúde Mental do Hospital Notre Dame São Sebastião convidou pacientes internados a participarem do projeto “Hortoterapia – Semeando Recomeços”.

Para além de ser uma atividade terapêutica, o projeto também contribui para a organização da rotina dos pacientes, permitindo que compreendam a importância do cuidado desde o plantio até a colheita, associando esse processo ao cuidado com as diferentes fases da vida.

A psicóloga clínica do Hospital Notre Dame São Sebastião, Raphaela Arend Mendes, ressalta a abrangência do projeto: “Esse projeto engloba o cuidado integral do ser humano. Desde questões cognitivas e emocionais, até questões sociais. Através do cuidado com a terra e as plantas, os pacientes adquirem também maiores possibilidades de manejo de seus sintomas o que auxilia na adesão ao tratamento”.

Além disso, o projeto incentiva o trabalho em equipe e busca a reintegração dos pacientes na sociedade. Esta atividade pode ser continuada após a alta hospitalar, inclusive como uma fonte de sustento através do cultivo de alimentos próprios.

As sementes utilizadas no projeto foram gentilmente doadas pela empresa Amauri Sementes, que contribuiu para a realização desse importante trabalho terapêutico. A iniciativa destaca-se como um passo significativo na promoção do bem-estar e na busca por soluções inovadoras no tratamento da saúde mental no Hospital Notre Dame São Sebastião.

Mais em Cidade