GeralSaúde

Hospital São Sebastião capacita funcionários sobre coleta seletiva de resíduos hospitalares

0
Compartilhe este post

Na tarde da última quarta-feira, dia 08 de Fevereiro, o Hospital Notre Dame São Sebastião realizou  capacitação de seus funcionários sobre o tema:  “Coleta Seletiva de Resíduos Hospitalares” . A mesma foi ministrada em dois módulos, um pelo início da tarde às 13h15min e outro a partir das 19h15min.

            O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde é a implantação e implementação de procedimentos e rotinas que visam eliminar os riscos para a saúde do trabalhador, cliente e o meio ambiente, através da minimização correta e segura, assim como acondicionamento adequado dos RSS – Resíduos de Serviços de Saúde.

            A geração de resíduos de serviços de saúde sempre que possível, deve contemplar sua minimização, com adoção de práticas sanitariamente adequadas de redução, de reutilização, de reciclagem ou recuperação dos RSS. A geração de resíduos de serviços de saúde sempre que possível, deve contemplar sua minimização, com adoção de práticas sanitariamente adequadas de redução, de reutilização, de reciclagem ou recuperação dos RSS.

            A orientação foi ministrada pelas enfermeiras Ir. Marli F. Auziliero e Letiane Gugel Dolci, passando como principais orientações o descarte de resíduos, conforme treinamento, em recipiente identificados; não manipular perfurocortantes; não manipular resíduos em geral; lavar as mãos e fazer anti-sepsia com álcool gel após descartar material contaminado como sangue, secreções e excreções; usar luvas próprias na coleta, transporte e acondicionamento final de resíduos; caso ocorrer qualquer derramamento de resíduos no piso durante o transporte, lavar com água e sabão, despejar hipoclorito de sódio 1%,deixar agir por 10 minutos. Em seguida remover. Substituir por álcool 70% em superfície metálica.

            No final da capacitação foi proposto aos participantes, o compromisso de fazer fotografias de como é a separação atualmente e  registrar como ela ficará daqui mais algumas semanas.

Fonte: Assecom/HNDSS/ Luzia Camargo

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Geral