Faltando menos de 30 dias para o início da Expodireto, parte dos hotéis da cidade-sede, Não-Me-Toque, e municípios vizinhos, como Carazinho e Passo Fundo, já estão lotados para os dias da feira, que é uma das maiores do agronegócio do Brasil, de 4 a 8 de março.
Em Não-Me-Toque, grande parte dos hotéis já estão com suas reservas lotadas. Segundo Gabriela Brais, gerente de um dos estabelecimentos da cidade, é comum que empresas deixem as reservas feitas de um ano para outro. Assim, o hotel já não tem disponibilidade para novos hóspedes.
— Para nós, tudo está lotado desde o ano passado. Geralmente recebemos funcionários de bancos, então eles deixam tudo reservado e pago de um ano para o outro. No momento que acaba a feira, eles já fazem a reserva da próxima — conta.
A Expodireto é o pico de movimento anual para a rede hoteleira de Não-Me-Toque. De acordo com Gabriela, a preparação para receber os visitantes começaram ainda em 2023, com reformas e melhorias na estrutura.
— Trabalhamos o ano todo em cima da feira, com reformas, ajustes e melhorias. Nós também reforçamos nossa equipe, que normalmente é de 10 pessoas, mas na época da feira esse número passa dos 15 — pontua a gerente.
Em Carazinho, grande parte da rede hoteleira já está na lotação máxima. Segundo o gerente de um dos estabelecimentos, Alcir Alves dos Santos, o movimento é semelhante ao município vizinho: empresas reservam as datas com até um ano de antecedência para garantir a hospedagem durante os dias de feira.
— Na sua maioria, as empresas já deixam essas datas pré-agendadas de um ano para outro. Termina a feira e já estamos lotados para o próximo ano — afirma.
Há vagas em Passo Fundo
De acordo com o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Passo Fundo, Léo Duro, as reservas estão mais tímidas na cidade em comparação com o ano passado. Mesmo a 20 dias da Expodireto, ainda hotéis ainda têm vagas disponíveis para a feira.
— A previsão era que um mês antes estaríamos com todas as reservas preenchidas nos hotéis e já sem disponibilidade de vagas, mas isso não se concretizou e a maioria dos hotéis em Passo Fundo ainda têm espaço. Algumas empresas acabaram não confirmando as pré-reservas que haviam feito, e isso abriu um leque de vagas não esperadas para o último mês — explicou Duro.
Ainda assim, a expectativa do setor é que as vagas disponíveis sejam preenchidas no decorrer das próximas semanas, principalmente após o Carnaval.
Segundo o presidente do sindicato, os dias de maior movimento são a terça e quarta-feira na rede hoteleira de Passo Fundo. Mas, durante a Expodireto, os hotéis esperam visitantes a semana inteira, especialmente por causa dos voos extras abertos no Aeroporto de Passo Fundo durante a feira.
— Nossa expectativa é de um movimento durante a semana inteira porque os demais serviços continuam em funcionamento na cidade — pontuou Duro.
GZH Passo Fundo