DestaquesEstadoGeralRegião

Ibirubá avançando rumo à sustentabilidade com ecoponto itinerante

0
Compartilhe este post

Ibirubá tem se destacado como um verdadeiro exemplo de sustentabilidade na região, e mais um passo nesse caminho foi dado com a implantação do Ecoponto Itinerante pela Prefeitura Municipal. Zelar pelo espaço público e garantir o descarte adequado de resíduos são compromissos de todos os cidadãos, e a iniciativa visa facilitar essa prática consciente em cada bairro da cidade.

O Ecoponto Itinerante é um espaço designado para receber resíduos que apresentam riscos ambientais, promovendo assim a preservação do meio ambiente. Entre os materiais aceitos estão pilhas, baterias de diversos tipos, óleo de cozinha usado (devidamente acondicionado), lâmpadas, vidros quebrados (devidamente embalados), eletrônicos e qualquer material reciclável que esteja devidamente higienizado.

Um dos destaques desse projeto é a conscientização sobre o descarte de óleo de cozinha usado, que, quando descartado incorretamente, pode contaminar grandes volumes de água do lençol freático. A Administração Municipal de Ibirubá busca, assim, não apenas facilitar o descarte, mas também promover a educação ambiental.

O Ecoponto Itinerante é fruto de uma parceria entre o Departamento de Meio Ambiente de Ibirubá e a empresa Ambiagri, que será responsável pela assessoria, coleta e destinação dos materiais recolhidos. O Prefeito Abel Grave enfatizou a importância da iniciativa durante a entrega na Praça Central, destacando a responsabilidade coletiva na promoção do bem para as futuras gerações e para o meio ambiente, “fonte de vida para todos”. O bom desempenho do Departamento de Meio Ambiente, sob a coordenação do Secretário Vanderlei de Souza e da Analista Ambiental Elisângela dos Santos Althaus, foi ressaltado como fundamental para o sucesso da iniciativa.

Mais em Destaques