DestaqueEducaçãoÚtimas Notícias

Inep divulga resultados do Enem 2023; veja como acessar

0
Valter Campanato/Agência Brasil
Compartilhe este post

O Instituto Nacional Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga, na manhã de hoje (16), os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. As notas dos treineiros serão publicadas somente em março.

Para acessar o resultado, o candidato deve entrar na Página do Participante e fazer o login usando o cadastro do portal gov.br. O site apresentou instabilidade durante a manhã.

Com a nota, o participante poderá se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que é a porta de entrada de diversas universidades públicas. A plataforma reúne as vagas das instituições de ensino participantes e permite que o usuário escolha os cursos a que deseja concorrer com a pontuação do Enem.

As inscrições para o Sisu começam no dia 22 de janeiro e vão até o dia 25. O resultado será publicado no dia 30 de janeiro. Segundo o Ministério da Educação, 264.360 serão oferecidas pelo Sisu neste ano, distribuídas em 127 instituições de ensino de todo o país.

Além do Sisu, a nota do Enem é necessária para participação em outros programas federais relacionados ao ensino superior, com o programa Universidade Para Todos (ProUni) e o Financiamento Estudantil (Fies).

A nota do Enem também pode ser utilizada por brasileiros para participação em processos seletivos de universidades de Portugal. Segundo o Inep, 29 instituições portuguesas aceitam a pontuação do Enem.

Enem 2023

Segundo o Inep, cerca de 3,9 milhões de pessoas se inscreveram para a edição do Enem do ano passado, que foi aplicada nos dias 5 e 12 de novembro em cerca de 9.400 locais.

Em 2023, o índice de abstenção foi de 28,1% no primeiro dia de prova e de 32% no segundo.

CNN Brasil

Mais em Destaque