GeralÚtimas Notícias

Informativo da Prefeitura Municipal de Espumoso

0
Foto: Arquivo Clic Espumoco
Compartilhe este post

[vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_column_text]

Espumoso terá coleta seletiva de lixo

A partir dessa semana uma nova empresa está fazendo o recolhimento do lixo em Espumoso. E vem novidades por aí que vão facilitar a vida dos moradores e contribuir para a preservação do meio ambiente. Nos próximos meses a ECOSUL de Tapera, que venceu a licitação, vai desenvolver um trabalho de orientação sobre a separação correta dos resíduos. Tudo isso porque o município vai adotar a coleta seletiva de lixo. O processo é muito simples, mas precisa da contribuição dos moradores que serão os responsáveis por separar em casa os resíduos secos e orgânicos. Com datas ainda a serem confirmadas a empresa vai passar em dias alternados da semana para fazer o recolhimento desses materiais.

A coleta seletiva é uma alternativa para minimizar o impacto da produção maciça de lixo que é jogado na natureza, uma vez que alguns materiais levam muito tempo para se degradar. O papel leva de três a seis meses, o filtro do cigarro e o chiclete cinco anos, o plástico e o alumínio centenas de anos, o vidro mais de mil anos e a borracha leva um tempo indeterminado.

Depois de recolhidos os materiais vão ser armazenados numa central de triagem, onde serão separados, prensados e comercializados.

Prefeitura intensifica fiscalização de obras particulares

Para manter a cidade organizada, o proprietário de qualquer imóvel precisa ter uma licença da prefeitura para construir ou reformar. Tudo isso para que o projeto esteja de acordo com o que está previsto no Código de Posturas do município (LEI MUNICIPAL Nº 2.367, DE 18/12/1998, disponível no site da prefeitura para consulta). Na prática isso é o que deveria ser feito de acordo com a lei, mas também é necessário fiscalizar. Por isso, a prefeitura de Espumoso vai intensificar nas próximas semanas o trabalho de monitoramento. O cidadão também pode ficar de olho, e no caso de alguma irregularidade denunciar. De 2013 pra cá a Administração Municipal já conseguiu reduzir em 30% esse tipo de ocorrência, mas o trabalho de controle vai ganhar ainda mais rigor.

Obras de asfaltamento vão ser retomadas no dia 15 de junho

O projeto de pavimentação asfáltica de ruas e avenidas de Espumoso vai ser retomado nas próximas semanas. Por falta de matéria-prima para execução da obra, as máquinas da CONPASUL estão paradas. A empresa garantiu a prefeitura que o material deve chegar até o dia 15 de junho e os serviços serão retomados nos bairros União e Martini e na rua Pedro Alvares Cabral.

Produção e Edição: Criare Agência

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Mais em Geral