DestaquesGeralÚtimas Notícias

Iniciada a votação da Consulta Popular em 2018

0
Compartilhe este post

Começou hoje, 26, mais uma edição da Consulta Popular e cidadã. O processo abre espaço para que a população escolha parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do governo do estado. Qualquer pessoa com título de eleitor pode participar.

Neste ano, o estado vai distribuir R$ 80 milhões entre as 28 regiões do estado que representam os 497 municípios gaúchos. O valor que cada região recebe é proporcional ao número de habitantes e ao Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE).

Em Espumoso a votação já foi iniciada, e várias urnas estão espalhadas pela cidade. No centro, policiais civis estão mobilizados para buscar votos para a segurança pública, que prevê investimentos na compra de novas viaturas e equipamentos para a polícia civil e Brigada Militar.

A votação da Consulta Popular 2018/2019 vai até quinta-feira (28) e pode ser feita pela internet, por mensagem de celular ou presencialmente. Para qualquer um dos casos, é preciso ter o número do título de eleitor.

1- SSP – Reaparelhamento dos Órgão da Segurança (Aquisição de equipamentos, viaturas, embarcações).

2- SES – Saúde da Família: Aquisição de Veículos (Aquisição de veículos para transporte sanitário: ambulâncias, vans, veículos lives).

3- SDR – Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar.

4- SES – Ampliação, reforma, e aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde vinculados ao SUS.

5- UERGS – Programa Modernização e Desenvolvimento da Educação Superior Pública.

6- SEDUC – Laboratórios Tecnológicos de Aprendizagem para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

Como votar

Quem pode votar: estão habilitados os eleitores com domicílio eleitoral na região geográfica do Corede correspondente.

Documentos necessários: para votar nas urnas presenciais, é necessária a apresentação do título de eleitor e/ou carteira de identidade. Para votar pela internet ou por mensagem de texto no celular, será preciso informar o número do título de eleitor.

– Pela internet

No site da Consulta Popular

– Presencialmente

Os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e as prefeituras estão divulgando os locais onde serão instaladas as urnas presenciais.

– Por mensagem de texto no celular

Basta enviar uma mensagem para o número 27902, com o texto: RSVOTO#Título do Eleitor#n° do programa.

Mais em Destaques