



Nesta quarta-feira (25), o dia também começa com tempo firme e predomínio de sol. Mas o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou um alerta para as altas temperaturas, que deverão ficar 5°C acima da média do período. A região afetada será o sul do país. No RS, Noroeste, Norte e Missões aparecem no mapa como principais alvos do calor.
Depois do calorão vem a instabilidade. Segundo a Somar, a chuva atinge grande parte do território gaúcho a partir da tarde. A associação de um sistema de baixa pressão atmosférica localizado no Oceano Atlântico com zonas de instabilidade que chegam da Argentina deve provocar precipitações rápidas (com intensidade entre moderada e forte) na Fronteira Oeste, na Campanha e nas regiões central, sul e noroeste do Estado. Para essas áreas, também estão previstas descargas elétricas e rajadas de vento, além de não estar descartada eventual queda de granizo.
Conforme alerta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os maiores volumes de chuva são esperados na Campanha, na Fronteira Oeste e no sul gaúcho.
As temperaturas, por sua vez, seguem elevadas, por conta do vento quente que continua soprando do quadrante norte. Segundo a Somar, a máxima do dia no Estado está prevista para Igrejinha, no Vale do Paranhana: 41°C.
Na quinta-feira (26), o cenário muda de vez, e a chuva passa a atingir todas as regiões gaúchas. Há previsão de pancadas fortes, acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento (acima de 60 km/h) e eventual queda de granizo, a qualquer hora do dia.
Em Espumoso, o dia será de sol com algumas nuvens. Não há previsão de chuva para a data. A temperatura máxima deve chegar aos 40ºC nesta quarta-feira.
Com informações de GZH
