O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu três alertas para o Rio Grande do Sul. O mais severo destaca perigo de grandes volumes de chuva para a Campanha e o Sul, em municípios como Bagé e Rio Grande. Esse aviso se iniciou nesta segunda-feira (23) e é válido até o meio-dia de quarta-feira (25).
Já houve registros de queda de granizo e casas destelhadas em Jaguarão, no sul do Estado. Conforme a Defesa Civil da região Sul, lonas estão sendo distribuídas para pessoas afetadas, mas ainda não há um número de moradores atingidos.
O segundo alerta também iniciou nesta segunda-feira (23) e destaca chuva entre 30 e 60mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de vento intenso variando de 60 a 100 km/h e queda de granizo. Esse comunicado abrange cidades como Uruguaiana, Bagé e Rio Grande. Nesses municípios, são esperados cerca de 30, 40 e 82 milímetros, respectivamente. Isso representa 23%, 28% e 62%, respectivamente da média histórica para o período. O aviso vale até 12h desta terça.
O último aviso atinge a região central do RS, em Santa Maria e também alcança Noroeste e Região Metropolitana. A previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, vento intenso podendo chegar a 60 km/h, com queda de granizo. O alerta se estende até esta terça, 12h.
De acordo com a Climatempo, pelo menos até sexta-feira (27), as regiões Oeste, Campanha e Sul podem registrar mais de 300 milímetros de chuva. Há perigo para temporais com granizo. Até o final de semana, o risco para enchentes e transtornos decorrentes da chuva se mantém.
*gzh