AgriculturaDestaquesGeralRegião

Inteligência artificial no campo auxilia produtores na identificação de pragas

0
Compartilhe este post

Nos últimos anos, o produtor rural enfrenta o desafio de estar atualizado com as novas tecnologias do campo. Além da internet e das inovações das máquinas, a inteligência artificial também está auxiliando o desenvolvimento do agronegócio. Na série de entrevistas do projeto Uirapuru Agro 2021, o CEO da Athena Agro Felipe Consalter falou sobre o uso desta tecnologia na agricultura. Atualmente, o aplicativo da startup faz parte também de uma parceria da IMED junto a um centro de inovação do agronegócio para fomentar inovações na região.

Destaca que a empresa foca em trazer tecnologia e inteligência artificial no campo. Um dos produtos é o aplicativo que faz o reconhecimento de pragas. De forma prática, é feito uma foto da planta e já se consegue reconhecer qual praga está presente. Ao mesmo tempo também o próprio aplicativo estabelece uma recomendação de controle.

Consalter explica que é criado um modelo estratégico com algoritmo de imagens. Com base neste modelo, a tecnologia consegue pensar e interagir, assim como uma pessoa. Ele compara o processo de aprendizagem de uma criança.

Desta forma, se mostra imagens a ela até o ponto que se consegue distinguir aquilo sozinha. O aplicativo, na versão beta e de grãos, possui cerca de 400 usuários. Uma versão do aplicativo na área do leite deve ser lançado no início do mês que vem. Nessa área, mais de 500 produtores estão mapeados.

Consalter explica que nesse aplicativo há assinatura mensal, em que se dá o auxílio, que gira em torno de 10 a 12 reais. Destaca que o valor é bem acessível e está ao alcance de todos.

*Rádio Uirapuru

Mais em Agricultura