GeralSaúde

Jornada do Trabalhador da Saúde e do cuidado Notre Dame foi realizada na Semana da Enfermagem do Hospital de Espumoso

0
Compartilhe este post

Durante seu ato inaugural, os colaboradores do Hospital Notre Dame São Sebastião, da Obra Social Santa Júlia – ambas de Espumoso – e da Casa Lar Dona Celestina – mantida em Selbach -, reuniram-se no Salão de Atos da instituição de saúde, onde assistiram à palestra intitulada “Nem toda pedra é um empecilho”.

            Ministrada pelo coordenador de Comunicação e Marketing da Congregação de Nossa Senhora, Erni da Rosa, ela objetivou promover uma reflexão sobre quem cuida do cuidador. Por isso, durante o diálogo com os funcionários, o gestor da mantenedora das entidades Notre Dame deu dicas sobre como cuidar de si. Além disso, Erni propôs que os participantes o auxiliassem a elencar o que armazenariam primeiro, em um pote de vidro, onde deveriam acondicionar três itens. Durante a dinâmica – na qual a farinha representava o ciúmes, os desentendimentos, a fofoca e a inveja; o arroz, aquilo que parece importante, como reuniões intermináveis, bens materiais irrelevantes e distrações; e os bombons simbolizavam os quatro fundamentos da existência: Deus, família, saúde e amizades -, comprovou-se que, se for colocado em primeiro lugar aquilo que é importante e necessário, ainda haverá lugar para o arroz e, até, para a farinha.

            No dia seguinte, a palestra foi ministrada aos funcionários do Hospital Notre Dame Júlia Billiart e da Casa Betânia, ambos localizados em Não-Me-Toque.

            As atividades relacionadas à Jornada do Trabalhador da Saúde e do Cuidado Notre Dame prosseguem até sábado (20), contando com de capacitação sobre Cuidados Paliativos, ministrada na tarde de terça-feira (16), pela psicóloga Gisele Dala Lana a funcionária do Hospital o São Vicente de Paulo, na quinta-feira (18), o coordenador administrativo do Hospital São Sebastião, Rafael Scolari, apresentou o Plano Diretor aos funcionários da instituição, dando destaque em uma trajetória de evolução para o cuidado. Na sexta-feira (19), as atividades encerraram com um jantar de confraternização entres todos os funcionários do hospital São Sebastião.

destacada (1) destacada (2)

Mais em Geral