O Ministério da Justiça proibiu a venda de iPhone sem carregador e ainda determinou o pagamento de multa por parte da fabricante Apple no valor de R$ 12 milhões. O despacho está publicado no “Diário Oficial da União” (DOU), desta terça-feira (6).
“Aplicação de sanção de multa no valor de R$ 12.274.500 (doze milhões duzentos e setenta e quatro mil e quinhentos reais), cassação de registro dos smartphones da marca iPhone introduzidos no mercado a partir do modelo iPhone 12 e suspensão imediata do fornecimento de todos os smartphones da marca iPhone, independentemente do modelo ou geração, desacompanhados do carregador de bateria”, diz o texto do DOU. No entanto, o Ministério decidiu não aplicar imediatamente a multa. A pena será aplicada posteriormente, se verificado que a empresa driblou a proibição.
Desde 2020, a empresa deixou de incluir o adaptador de tomada em todos os seus celulares após anunciar os novos iPhone 12, afirmando que a decisão faz parte de seus objetivos ambientais. A Apple marcou um evento um evento on-line para esta quarta-feira (7) em que deve revelar a linha iPhone 14.