DestaquesGeralSegurança

Lideranças espumosenses buscam recursos para segurança pública municipal

0
Compartilhe este post

Preocupados com a onda de assaltos e violência que tem assolado também os pequenos municípios, uma comitiva de lideranças de Espumoso este nesta quinta-feira (25) em Porto Alegre participando de audiência com o secretário estadual de Segurança Pública, Cézar Schirmer.

Na oportunidade o prefeito Douglas Fontana e os vereadores: João Valério Mocelin, Ana Mari Vogel, Jadir José de Olveira, Joacir Carmo Sonda, José Carlos Mehring, Juliano de Oliveira Fiuza, Marcel Rotta Simon e Roberto Carlos Iopp; apresentaram ofício solicitando liberação de recursos para o projeto de videomonitoramento já encaminhado via Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí (Comaja) para a secretaria; e investimentos para patrulha rural. Também participaram da reunião o ex-candidato a prefeito de Espumoso, João Pedro Valandro Bertani; o ex-prefeito Mario Bertani; Antônio Firmino, representante da Cotriel; o assessor do deputado Eduardo Loureiro, Márcio Bosa; a assessora de comunicação da Deputada Zila Breitenbach, Bethania Haas Loblein entre outras autoridades locais.

Foi exposto ao secretário o susto que a comunidade passou no dia nove de maio quando ladrões fortemente armados explodiram a agência do Banrisul de Espumoso. Também sobre assaltos que tem acontecido tanto na cidade quanto no interior. O município já desenvolveu em parceria com o COMAJA o projeto de videomonitoramento e já possui uma verba destinada pelo Deputado Federal Giovani Cherini de 300 mil reais, que devido aos cortes do governo, foi contingenciada e diminuída para R$192 mil.

Schirmer falou sobre as ações da secretaria para reduzir a criminalidade, enfatizando que o governo chamou todos os concursados da Brigada Militar e Polícia Civil, sendo que estes devem estar atuando até julho. “Nossa intenção é que cada município receba três brigadianos, com perspectiva de cinco até o final de 2017, o que deve auxiliar na redução da sensação de insegurança”, enfatiza.

O secretário ainda apresentou alguns dados reforçando que a insegurança é maior do que a violência real. “No Brasil, o Rio Grande do Sul ocupa a 19ª posição no ranking de homicídios, 21ª em estupros e 6ª em roubo e furto de veículos”.

O secretário ainda solicitou apoio das lideranças para combater as drogas, enfatizando que estas são responsáveis pelo aumento dos homicídios “a grande raiz do homicídio está no consumo e no tráfico de drogas. O consumo sustenta o tráfico, situação que, somada à escassez financeira e à crise econômica, contribui para o aumento dos homicídios”. O projeto de videomonortioramento da Comaja foi assinado em Cruz Alta na tarde desta sexta-feira (26).

Com informações de Bethania Haas Loblein.

Mais em Destaques