GeralRegiãoSaúde

Lote com 63,6 mil doses de Coronavac chega ao RS no sábado

0
Compartilhe este post

Vacinas chinesas devem ser destinadas todas à aplicação da segunda dose no Estado

Um lote com 63,6 mil doses da vacina Coronavac deve chegar ao Rio Grande do Sul no sábado. A previsão é de que o avião pouse em Porto Alegre às 6h05min com as imunizações contra a Covid-19.

A quantidade deverá ser inteiramente destinada à aplicação de segunda dose, que já sofre atraso superior a uma semana para diversas pessoas no Estado. Na Capital, uma pequena quantidade foi disponibilizada e se esgotou ainda na quarta-feira.

Quantidades maiores do imunizante da Astrazeneca chegaram ao RS ao longo da semana. Estes seguirão sendo aplicados como primeira dose e até a próxima semana devem abarcar o grupo de pessoas com comorbidades a partir dos 33 anos.

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, reforçou durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), com representação do Estado e dos municípios, que os gestores municipais não guardem vacinas da Coronavac em estoque, e utilizem tudo que possuem para a aplicação da segunda dose em quem recebeu a primeira, há 28 dias ou mais.

Também ressaltou que os municípios não devem, por conta própria, desobedecer a fila de grupos prioritários definida pela Ministério da Saúde, passando outras pessoas à frente. “Todos merecem vacina, ninguém é mais importante que os outros, mas precisamos, juntos, priorizar a vacinação de quem está mais exposto à complicações, internações e óbitos”, defendeu. “Ao proteger uma gestante, estamos protegendo duas vidas”, acrescentou.

*Correio do Povo

Mais em Geral