O Presidente Lula chegou nesta quarta-feira (14) ao Cairo, capital do Egito, para uma visita oficial ao país. O Egito é um dos maiores parceiros comerciais do Brasil na África, e novo membro do BRICS, grupo que reúne algumas das principais economias emergentes do mundo.
A visita acontece num momento de tensão, depois que Israel ameaçou uma ofensiva terrestre contra o Hamas, em Rafah, na fronteira com o Egito. Em nota o Itamaraty diz que vê isso com preocupação e pede uma trégua, com a libertação dos reféns em poder do Hamas.
A viagem de Lula pela África é parte da estratégia do presidente de diversificar os parceiros do Brasil nas relações exteriores. O presidente também busca fortalecer alianças com países em desenvolvimento, investindo na chamada diplomacia sul-sul. Essa é a primeira viagem internacional de Lula neste ano.
No Egito, Lula fará reuniões bilaterais com o presidente do país. Na Etiópia, já na quinta-feira (15), o presidente vai participar, como convidado, da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, entidade que reúne as 55 nações da África.
Band News