Os impactos causados pela estiagem continuam atingindo diversas lavouras na região norte do estado. Conforme o último levantamento da Emater, dos 42 municípios do regional de Passo Fundo, todos já foram afetados, em maior ou menor grau, e 50% deles encaminharam os laudos que auxiliam no processo de solicitação de emergência.
Durante entrevista à Rádio Uirapuru, o gerente regional da Emater/RS-Ascar Passo Fundo, Gustavo Bonotto, destacou que os municípios mais próximos da Serra ou dos Campos de Cima da Serra apresentam menor incidência de perdas severas por falta de chuva. No entanto, quanto mais próximo da região do Planalto, maiores são os índices de prejuízo.
Ele lembra que as últimas safras já vinham sendo prejudicadas, o que intensifica as dificuldades dos agricultores. Em muitos casos, estão ocorrendo renegociações, mas, ainda assim, o endividamento segue alto. A expectativa, segundo ele, é de que haja melhores condições de preço, um fator essencial para reverter esse cenário. No entanto, a situação atual é de extrema preocupação.
Um ponto importante da primeira avaliação da colheita do milho é que as perdas foram menores em relação ao seu plantio. Isso ocorreu porque, durante o período de desenvolvimento da planta, os níveis de precipitação estavam dentro da normalidade.
Outro aspecto destacado por Bonotto é que a chuva das últimas semanas trouxe um alento à cultura da soja em algumas localidades. Caso as precipitações continuem ao longo dos próximos dias, os estragos poderão ser minimizados.