GeralÚtimas Notícias

Resumo da sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Espumoso do dia 08 de Setembro

0
Compartilhe este post

EXPEDIENTE DO PODER LEGISLATIVO

 O Vereador Jorge Ranzi, na forma regimental, solicitou ao Prefeito Municipal para que entre em contato com o DAER em Passo Fundo, para que este instale placas de sinalização e quebra-molas na RS 332, no perímetro que compreende a empresa de Terraplanagem Pretto até o trevo de acesso a cidade. São diversos acidentes já ocorridos neste trecho e existem por lá várias empresas que trabalham com máquinas pesadas, necessitando se locomoverem com entrada e saída diversas vezes por dia usando a RS 332, onde o fluxo de veículos e o perigo são grandes. Portanto, se faz necessário uma melhor sinalização, tanto vertical como horizontal, com quebra molas e placas, para que os motoristas reduzam a velocidade. Caso o DAER não demonstre interesse em executar, que seja solicitada autorização para que o município possa fazer esta sinalização.

Aprovado por unanimidade o Projeto de Lei Legislativo n.º 04-2015 que autoriza a contratação emergencial de assessor jurídico, pelo prazo determinado de 60 dias, podendo ser prorrogado até 31 de dezembro.

 EXPEDIENTE VERBAL

 A Vereadora Sônia Cambrussi Dolci solicitou que o Poder Executivo reconduza ao seu cargo, a funcionária do município cedida ao IPE, porque o estado não cumpriu o acordo onde o Executivo cederia à funcionária e o Estado, através do IPE, capacitaria à mesma, e por não ter sido capacitada, está sofrendo humilhações por não poder auxiliar os conveniados.

O Vereador Altieris dos Santos solicitou ao Poder Executivo para que faça os reparos necessários na estrada entre a Linha Mendes e as Campininhas.

O Vereador Luiz Marchese solicitou que, diante das informações obtidas pela agente do Presídio Estadual de Espumoso, seja encaminhado um ofício ao Secretário de Segurança Pública do Estado passando estas informações, para que ele tome providências em relação ao presídio, pois este serve para toda a região e o chefe do judiciário está enfrentando problemas, pois não tem mais espaço para colocar os apenados, sendo necessária a ampliação do mesmo ou remanejamento de detentos.

O Vereador Leoberto Comin pediu que o Secretário de Saúde e o Secretário de Planejamento solicitem a 6º Coordenadoria de Saúde a visita do engenheiro para visitar o Posto de Saúde do Depósito, porque foi feito um projeto que está totalmente errado e foi enviado para a coordenadoria há mais de quinze dias e até agora não foi entregue de volta ao engenheiro da Prefeitura. Sabe-se que não foi o atual engenheiro da coordenadoria que fez o projeto, e sim outro, mas é necessário que ele venha e converse com o nosso e com os secretários para agilizar este projeto, pois desta forma está se perdendo verba federal e a demanda não está sendo atendida.

O Vereador Vagner dos Santos, colaborando com o Vereador Leoberto e tendo conhecimento do contato dele com a 6ª coordenadoria, solicitou ao Executivo para que seja enviada à casa a relação dos médicos contratados pelo Município, em especial do Urologista, pois a população tem reclamado que não esta conseguindo marcar consultas com o mesmo.

Vagner relatou ainda um caso grave que foi verificado, pois a Secretaria de Saúde esta contendo despesas, mas mandou um carro da mesma à Porto Alegre para buscar o filho de uma médica cubana, sendo que foi deixado uma mãe sem poder visitar seu filho na UTI em Pelotas, pois disseram que o motorista não iria porque não ganharia hora extra.

Por fim, o Vereador Vagner solicitou que o Poder Executivo envie a relação completa dos funcionários que auxiliaram no dia do concurso público, para que se inicie uma investigação, pois durante as duas últimas semanas obtiveram muitas reclamações com relação ao mesmo e o Vereador Altieris já havia informado que a empresa responsável pelo concurso não era de confiança.

EXPEDIENTE DO PODER EXECUTIVO

 Estava na casa o Projeto de lei n.º 045-2015 que autoriza o Município de Espumoso a firmar convênio com outros municípios para a finalidade de internação de idosos no lar do idoso Luiz Garaffa, sendo que o Presidente determinou a devolução do referido projeto, por ser inconstitucional o retorno dele no mesmo ano Legislativo e por ter vindo com o mesmo teor do anterior.

Baixado para as comissões de Economia e Finanças e Constituição e Poderes, o Projeto de Lei N.º 058-2015 que dispõe sobre o repasse de recursos à associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Espumoso – ACISE, no valor de R$ 100.000.00, para a realização do Natal Esperança deste ano.

Baixado para as comissões o projeto de Lei n.º 059-2015 que dispõe sobre a gratificação para o cargo de zelador designado para atuar na pedreira da localidade da Pratinha.

COMUNICAÇÕES DE LÍDERES

A Vereadora Andréia Ortiz Morais, líder da BANCADA DO PP, convidou a todos para as festividades da Semana Farroupilha do CTG Sinuelo das Coxilhas, sendo a abertura oficial no dia 11, com acendimento da chama crioula no túmulo do homenageado Artur Ritter de Medeiros e no sábado, dia 12, para o início das atividades no Sepé Tiaraju, que homenageará a senhora Marlene Fabris Fontana. Convidou também para tradicional festa na comunidade do Depósito no domingo.

O Vereador Vagner dos Santos, líder da BANCADA DO PDT, convidou para as festividades da Semana Farroupilha nas entidades do município, sendo a abertura do CTG Sinuelo das Coxilhas no dia 11 e a do GAN Sepé Tiaraju no dia 12 e também para a tradicional festa na comunidade do Depósito no domingo, 13.

A Vereadora Sonia Cambrussi Dolci, LÍDER DO GOVERNO, comunicou que o Prefeito Municipal está recuperado e atuando novamente e também que o Assessor Jurídico da Câmara, Paulo Klein, está em ótima recuperação.

Produção e edição: Criare Agência de publicidades.bdcfa1_0eed070d57a34f7184452b7d004087f8

Mais em Geral