Geral

Meteoro visto no Estado explodiu antes de chegar ao solo, diz geólogo

0
Compartilhe este post

O Meteoro visto na madrugada desta quinta-feira (01) ingressou em órbita em uma velocidade de mais de 60 mil km por hora.

A passagem de um meteoro na madrugada desta quinta-feira (01) chamou a atenção dos gaúchos. De acordo informações de um observatório, o fragmento iniciou a trajetória no céu de Caxias do Sul. No entanto, o Meteoro visto no Estado explodiu antes de chegar ao solo, diz geólogo.

Em entrevista na Uirapuru, o geólogo Luiz Paulo Fragomeni, explicou que é o maior meteoro já visto em termos de luminosidade. Disse que é um fenômeno interessante e importante, mas não raro.

Fragomeni explicou que o corpo rochoso entrou na atmosfera em alta velocidade. E por isso, o Meteoro visto no Estado explodiu antes de chegar ao solo, diz geólogo. Explicou que ao entrar em contato com o ar ele acaba explodindo, fazendo com que a rocha nem tenha contato com a terra.

O geólogo explicou que o fragmento é chamado de bólido. Contou que os primeiros cálculos mostram que a velocidade do meteoro chegou a 60 mil km por hora.  Segundo o geólogo, a velocidade é incrível e com o atrito com o ar, foi o que ocasionou a explosão da rocha.

De acordo com Fragomeni, fenômenos como esse são normais e acontecem em todo o sistema solar, e não só com a terra. Contou que somente em 2020, observatórios já contabilizaram cerca de 11 mil fenômenos semelhantes.

*Rádio Uirapuru

Mais em Geral