Após dias de tempo aberto, uma forte instabilidade que neste momento está no Uruguai, pode trazer chuva ao Estado nos próximos dias. De acordo com meteorologistas, fronteira com o Uruguai e o Oeste podem ter chuva com temporais nas próximas horas.
Para quarta-feira, 17/10, o dia será de sol e nuvens no Rio Grande do Sul com calorão e aumento de nebulosidade e deverá chover em pontos do Oeste e do Sul antes e da tarde para a noite se espera instabilidade em pontos de outras regiões. Como ar muito quente estará ingressando no Estado, é alto o risco de chuva forte localizada e ainda de temporais isolados.
Na quinta-feira,18/10, uma frente fria avança pelo Rio Grande do Sul com chuva generalizada que pode ser forte a intensa em várias localidades e com risco altos de temporais de vento e granizo, já que o sistema frontal será precedido por ar muito quente e baixa pressão atmosférica.
Na sexta-feira,19/10, o tempo melhorará na maioria das regiões, mas no decorrer do sábado,20/10, deverá voltar a se instabilizar com uma frente fria precedendo uma massa de ar muito fria para a segunda metade de outubro.
A previsão para Espumoso segundo o ClimaTempo é de máxima de 36º nesta quarta-feira, mínima de 23º e máxima de 29º na quinta, mínima de 21º e máxima de 31º na sexta, mínima de 21º e máxima de 27º no sábado (quando ocorre a maior precipitação de chuva, 43 mm) e mínima de 15º e máxima de 23º no domingo.
Equipes de meteorologia estão preocupadas com esta possibilidade de temporais, devido ar extremamente quente em altitude, o que potencializa a possibilidade de temporais tensos de vento e granizo. A projeção do modelo americano para os próximos dez dias mostra chuva de 40 mm a 80 mm na maior parte do Sul do Brasil.