DestaquesEstadoGeral

Municípios afetados pelas chuvas convocam voluntários para ações de limpeza

0
Compartilhe este post

As prefeituras de municípios atingidos pelo evento meteorológico ocorrido nos últimos dias no Rio Grande do Sul estão cadastrando voluntários para atuarem em ações de limpeza. As cidades afetadas estão precisando de ajuda, assim como aconteceu no mês de setembro, quando o Estado foi assolado por uma grande enchente e milhares de pessoas se voluntariaram para auxiliar nos trabalhos de reconstrução.

Até o momento, três municípios anunciaram esse chamamento: Muçum, Roca Sales e Arroio do Meio. A convocação está sendo conduzida exclusivamente pelas prefeituras, mas o governo do Estado atua como parceiro na divulgação desses pedidos.

O voluntariado se soma ao trabalho das forças de segurança. As cidades necessitam de mão de obra para a limpeza de ruas, casas e prédios públicos. Os voluntários devem levar seus equipamentos de limpeza e segurança, como luvas, botas, vassouras, rodos e baldes.

“Estamos recebendo as demandas da população e dos próprios setores da prefeitura e direcionamos os voluntários conforme chegam na cidade”, disse o secretário de Obras de Muçum, Matheus Zortea.

Em Muçum, os interessados devem se dirigir à sede da prefeitura. Em Roca Sales, os interessados devem se apresentar no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município. Em Arroio do Meio, além do Cras, as pessoas também podem se deslocar diretamente para as escolas que foram atingidas.

Em setembro, mais de 4 mil voluntários atuaram na reconstrução das cidades de Roca Sales e Muçum. A ação contou, inclusive, com o auxílio de mão de obra especializada, que ajudou nos reparos prestando serviços de hidráulica, elétrica, serralheria e marcenaria. Profissionais da área da saúde também se colocaram à disposição da população.

Serviço

Onde se cadastrar para ser voluntário:

  • Muçum
    Sede da prefeitura municipal (Avenida Borges de Medeiros, 50) –  Responsável: secretário municipal de Obras, Matheus Zortea.
  • Roca Sales
    Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município (Avenida General Daltro Filho, 1.747) – Responsável: Jaque Santos
  • Arroio do Meio
    Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município (Rua Gustavo Wienandts, 485) ou escolas que foram atingidas.

Fonte: Governo do Estado do RS

Mais em Destaques