DestaquesGeralÚtimas Notícias

Níveis dos rios se elevam na Região Metropolitana e Sinos sai do estado de alerta após sete dias

0
Compartilhe este post

A chuva desta quinta-feira fez melhorar os níveis dos principais rios da Região Metropolitana e, ao menos no Sinos, o rio saiu do estado de alerta após sete dias e retornou ao de atenção, de acordo com o monitoramento da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema). Com isso, as captações de água para uso que não seja o abastecimento humano foram retomadas ainda na quarta. A cota da Corsan em Campo Bom subiu 43 centímetros em um dia, de 1,07 metro para 1,50 metro, maior marca desde o último dia 2.

Já a cota do Semae, em São Leopoldo, subiu 10 centímetros, de 1,40 metro para 1,50, enquanto em Novo Hamburgo, a medição da Comusa se manteve em 2,30 metros. No Rio Gravataí, no entanto, o estado ainda é crítico, e a quinta-feira é o nono dia de condição crítica. A cota da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Corsan em Alvorada subiu cinco centímetros na comparação com quarta-feira, de 1,11 metro para 1,16 metro.

Tanto no Passo dos Negros, quanto no Passo das Canoas, ambos em Gravataí, as medições se mantiveram em 36 centímetros e 1,05 metro, respectivamente, ainda baixas o suficiente para manter a condição. Até 11h, a chuva em Alvorada havia sido de apenas cinco milímetros. O gerente comercial Lorran Lopes, morador de Porto Alegre, estava ao lado de seu cão Gaúcho, na Praça do Ecoturismo, no município de Cachoeirinha, enquanto fazia o intervalo de sua função, exercida em uma metalúrgica próxima.

“O rio subiu um pouco, a gente convive com ele aqui sempre, mas esta praça também requer alguns cuidados. Acredito que o Gravataí tenha um nível de oscilação bem grande. Ele fica baixo, mas sobe rapidamente quando começa a chover de novo”, disse ele. Em Porto Alegre, o Guaíba também apresentou melhora, após a régua da Usina do Gasômetro, no Centro Histórico, apontar a marca de 1,50 metro no final da manhã desta quinta, dez centímetros a mais do que na madrugada anterior. A chuva de 4,2 milímetros na estação do terminal da CatSul, na área central de Guaíba, também fez elevar o nível para 74 centímetros, dez a mais do que na madrugada.

 

Mais em Destaques