DestaquesÚtimas Notícias

Nível da Lagoa dos Patos sobe 30 centímetros em 48 horas; água avança mais e inunda cidades do Sul do RS

0
Foto: Lenise Slawski/RBS TV
Compartilhe este post

O nível da Lagoa dos Patos subiu 30 centímetros em 48 horas e atingiu 2,75 metros na manhã desta quinta-feira (16), de acordo com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Com isso, a água avançou mais sobre cidades do Sul do Rio Grande do Sul, principalmente Pelotas e São Lourenço do Sul. O nível mais alto a que o lago chegou foi 2,88 metros em 1941.

O nível da lagoa tem aumentado por conta dos temporais que atingiram o RS há cerca de duas semanas. O Guaíba, cujo nível subiu por conta dos rios que alimentam ele d’ água (Taquari, Caí, dos Sinos e Gravataí deságuam no Guaíba), está descendo e a água escoa para a Lagoa dos Patos.

Em Pelotas, mais de 2 mil pessoas precisaram sair de casa em áreas de risco. O acesso à Praia do Laranjal foi bloqueado por questões de segurança, o que não havia sido necessário fazer até então.

No Canal São Gonçalo, que deságua na lagoa, o nível da água chegou ainda mais alto: 3 metros nesta quinta. De acordo com a prefeitura, a região do porto só não foi inundada porque há diques que contém o avanço.

Em São Lourenço do Sul, o nível da lagoa chegou a 2,7 metros e já invade ruas. Em algumas delas, a água atinge a cintura das pessoas. Em outras, chega até às janelas de casas. Cerca de 150 moradores precisaram sair dos locais em que residiam e, agora, recebem acolhimento em abrigos da prefeitura.
Tragédia no RS

Conforme a Defesa Civil, o estado registra 149 mortes em razão dos temporais e cheias. São 112 pessoas desaparecidas e 806 feridas. Além disso, o RS soma 617 mil pessoas fora de casa – número maior do que a população de oito capitais brasileiras.

G1

Mais em Destaques