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Ocorrências podem ser registradas através da Delegacia Online

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A Polícia Civil Gaúcha  disponibiliza do sistema de registro de ocorrências pela internet. A Delegacia On-line pode ser acessada através de um link disponível no site da Polícia Civil, no endereço www.pc.rs.gov.br, ou pelo endereço www.delegaciaonline.rs.gov.br. O serviço foi criado com o objetivo de facilitar o processo de denúncia de crimes. A população pode acessar o portal de qualquer computador com internet, evitando o deslocamento até a unidade policial.

A escrivã da Polícia Civil de Espumoso, Patricia Silveira, explica que qualquer pessoa pode registrar a ocorrência via internet. “A pessoa que for fazer o registro precisa apenas ser maior de 18 anos, possuir o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e ter certeza das características do objeto roubado ou das informações necessárias da ocorrência.” Explicou Patricia.

Ao preencher o formulário disponível no site, o sistema gera automaticamente um número de protocolo. Se a ocorrência estiver completa, com todas as informações necessárias, o boletim é disponibilizado para ser impresso em até 24 horas no site da Delegacia On-line. Se houver qualquer informação errada (nome, CPF) ou estiver faltando algum dado, o pedido é indeferido – ou seja, negado – e a justificativa é enviada por e-mail ao declarante.

Após o registro online, os policiais realizam um diagnóstico inicial, validam e distribuem as ocorrências para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) mais próximo do local em que o fato aconteceu. Os DPJs são responsáveis por redistribuir os boletins de ocorrência às Delegacias de Polícia e Distritos Policiais (DPs), que serão incumbidos de investigar o caso.

O boletim de ocorrência registrado através da Delegacia On-line é disponibilizado para impressão em, no máximo, 24 horas. O documento tem validade legal, ou seja, tem a mesma eficácia do boletim emitido nos DPJs, Delegacias e Distritos Policiais.

Para fazer o registro de uma ocorrência que ainda não está disponível eletronicamente no site da Delegacia On-line, o cidadão deve comparecer às diversas unidades policiais, localizadas em todo o Estado.

No site da Delegacia On-line é possível registrar ocorrências relativas à:

perda de documentos e objetos;

localização de documentos e objetos;

acidentes de trânsito com danos materiais (sem vítimas, sem fuga do local do acidente e sem sinais de embriaguez ao volante);

perturbação da tranqüilidade e perturbação do trabalho e do sossego alheio;

furto simples;

calúnia;

injúria;

difamação e maus tratos contra animais

Como registrar a ocorrência:

* Identifique dentre as opções contidas no quadro lateral o tipo de incidente ocorrido para ser direcionado para o formulário apropriado;

* Após identificar o incidente, clique no título da ocorrência. Preencha as informações solicitadas no formulário e clique no botão ENVIAR;

* Após o preenchimento do formulário será fornecido um número de protocolo. Anote este número, pois somente com essa informação será possível acompanhar o andamento do processo de geração do boletim;

* A partir do envio das informações fornecidas, o registro será analisado pela autoridade policial que disponibilizará o Boletim Eletrônico em até 24 horas para impressão.

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