Uma operação contra a pirataria, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, retirou do ar, nesta quinta-feira (19), 675 sites e 14 aplicativos de streaming no Brasil. A ação, que é a sétima fase da Operação 404, faz parte de uma mobilização internacional contra violações de direitos autorais, conforme a PF (Polícia Federal).
Além de derrubar os sites, os conteúdos (áudio, vídeo e jogos, por exemplo) foram removidos dos servidores e desindexados dos mecanismos de buscas. Páginas e perfis também foram derrubados das redes sociais.
Ao todo, de acordo com a PF, foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão. Os agentes prenderam cinco pessoas.
Segundo o governo federal, a operação foi coordenada pelo Laboratório de Operações Cibernéticas da Secretaria Nacional de Segurança Pública.
Policiais civis de nove Estados também participaram da ação (Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo), além dos Ministérios Públicos de São Paulo e de Santa Catarina.
Houve ainda o envolvimento de órgãos de cinco países (Argentina, Reino Unido, Estados Unidos, Peru e Paraguai) e de entidades de defesa dos direitos artísticos e autorais nacionais e internacionais.
O Sul