DestaquesEstadoJustiçaPolíciaRegião

Operação N@O POD atinge Passo Fundo, Marau, Casca e outras cidades contra contrabando de cigarros eletrônicos

0
Compartilhe este post

Na manhã desta sexta-feira (10/11), a Polícia Federal lançou a Operação N@O POD, uma ação voltada para desarticular grupos criminosos envolvidos no contrabando de cigarros eletrônicos e no descaminho de produtos eletrônicos diversos. A operação, que conta com o apoio da Receita Federal do Brasil, mobiliza 120 policiais federais e cumpre 40 mandados de busca e apreensão em diversas cidades, incluindo Passo Fundo/RS, Marau/RS, Casca/RS, Imbituba/SC, Palhoça/SC, Campinas/SP e São Paulo/SP.

As ordens judiciais também incluem medidas para o sequestro ou bloqueio de bens e valores vinculados a 16 pessoas físicas e jurídicas. A ação é o desdobramento de investigações que visam reprimir o contrabando de cigarros eletrônicos e o descaminho, assim como o comércio de mercadorias estrangeiras na região de Passo Fundo, realizados por grupos distintos.

Os grupos criminosos, após a introdução clandestina dos produtos no país, utilizavam especialmente redes sociais na internet para realizar as negociações. As investigações tiveram início a partir de apreensões realizadas pela Polícia Federal, abrangendo cigarros eletrônicos, smartphones e outros produtos de tecnologia, em operações de diversas forças policiais.

Além do contrabando de cigarros eletrônicos, há evidências de que os grupos forneciam produtos falsificados, de origem paraguaia, intensificando os prejuízos à saúde dos usuários. A ação da Polícia Federal busca coletar novas evidências para identificar todos os envolvidos, descapitalizar os grupos criminosos e reparar os danos causados à União pela sonegação de tributos.

Os investigados enfrentarão acusações de contrabando, descaminho e associação criminosa. A Operação N@O POD reforça o compromisso da Polícia Federal em combater atividades ilícitas que prejudicam a ordem pública e a economia do país.

Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal em Passo Fundo

Mais em Destaques