Outubro é marcado pela luta contra o câncer de mama e dentro dele acontece a campanha Outubro Rosa. A ação, que acontece a nível mundial, destaca o exame para detectar o câncer de maneira precoce como ação de grande importância e incentiva as mulheres a fazerem isso periodicamente. Além de ações diretas que fomentam o exame, é comum neste mês edifícios públicos adotarem iluminação rosa durante a noite para lembrar sobre os exames.
Sobre o assunto a Uirapuru conversou com o Dr. Rafael Martini, que é mastologista do Hospital de Clínicas de Passo Fundo. Conforme ele o câncer como um todo está em crescimento no número de diagnósticos, mas muito se deve porque os exames estão sendo mais intensos. Sobre Passo Fundo disse que tem notado também um aumento de casos recentemente, mostrando como é importante realizar os exames.
Alertou que há fatores chamados de risco para que a doença surja, como histórico familiar de casos, onde é recomendado exames mais frequentes nas famílias que tiveram este problema. Fatores de risco modificáveis, que a mulher pode controlar, também são citados, destacando a obesidade como um deles.
Mulheres que estão acima do peso, principalmente depois da menopausa, parecem estar mais propensas ao câncer de mama. Por isso, a dieta equilibrada acaba sendo um fator importante para evitar o surgimento do câncer de mama, destaca o médico.
*Rádio Uirapuru