GeralRegiãoSaúde

Paciente se recupera da Covid-19 após 101 dias internado na UTI

0
Compartilhe este post
Ana Lanches

Homem recebeu homenagem do corpo de profissionais de saúde do hospital Tacchini ao ser transferido de setor.

Em 4 de julho, mesmo dia em que completou 61 anos de vida, Alvino Raimundo Borges começava a travar sua luta contra a Covid-19 na UTI do Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves. Nesta quarta-feira, depois de 101 dias, ele ganhou um novo aniversário para celebrar: a data em que venceu o coronavírus e recebeu alta da terapia intensiva.

A saída da UTI foi acompanhada de uma homenagem de parte dos profissionais de saúde que estiveram ao lado de Borges durante o período. Com placas que contavam um pouco dos desafios que o paciente precisou vencer, eles ocuparam o corredor para encerrar com palmas o período de tratamento na unidade.

No fim do corredor, esperando na saída, estavam os familiares, que ajudaram a conduzir o paciente até a unidade de internação do Hospital Tacchini, onde ele vai continuar o tratamento. Ainda com dificuldade de falar em função da doença, Borges deixou a cargo do seu filho, Lucas, a frase de despedida da equipe da UTI. “Muito obrigado por tudo que vocês fizeram por meu pai e por nossa família”, resumiu.

Vitória após três meses intubado

Durante o período em que esteve internado na UTI, Borges precisou lutar muito para sobreviver. Com uma série de complicações, incluindo o comprometimento de mais de 50% da capacidade pulmonar, ele contou com o apoio da equipe de médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e nutricionistas do Tacchini, além do apoio constante da família por meio das videochamadas.

Além das limitações físicas impostas pela doença, que o fizeram passar 90 dos 101 dias intubado, Borges precisou lutar também contra os efeitos psicológicos causados pelo período prolongado de internação. Por diversas vezes ele manifestava a vontade de desistir e insistia para não realizar os tratamentos fisioterápicos, passando inclusive por crises de pânico durante o período.

*Correio do Povo

Mais em Geral