O plantio da soja, um dos principais pilares do agronegócio brasileiro, já registra cerca de 98% das lavouras da região, segundo dados apresentados no programa “Cotações de Mercado” da Rádio Uirapuru neste domingo. Comemorando os 100 anos da chegada da soja no Brasil em 2024, o programa discutiu a importância histórica e econômica desse grão, que desempenha um papel crucial na economia nacional e mundial.
Originalmente utilizado para melhorar a qualidade do solo, a soja passou a ser usada na alimentação animal antes de se tornar um dos principais grãos cultivados no Brasil. Atualmente, ela é uma das maiores fontes de proteína vegetal e óleo, movimentando bilhões de reais anualmente, gerando empregos e impulsionando o desenvolvimento de diversas regiões.
O engenheiro agrônomo Claudio Doro destacou que o plantio na região está em fase final, com as principais lavouras apresentando boa germinação, mesmo com a falta de chuva em alguns pontos. Ele explicou que, neste ano, o plantio ideal deveria ser concluído até o dia 20 de novembro, respeitando a janela recomendada para garantir a máxima produtividade.
Com o avanço do plantio, os engenheiros agrônomos também alertaram sobre a necessidade de atenção aos prazos para a aplicação de herbicidas e fungicidas, fundamentais para preservar a saúde das lavouras e assegurar uma colheita de qualidade.
*Rádio Uirapuru






