Policiais da 3ª Delegacia de Canoas – 2ª DPRM, sob a coordenação da delegada Luciane Bertoletti, deflagraram a Operação Illusio, na manhã desta quinta-feira (21), com o cumprimento de 20 mandados cautelares. A ação tem como objetivo combater os crimes de estelionato e associação criminosa praticados por suspeitos envolvidos no golpe conhecido como “conto do bilhete premiado”.
A investigação teve início após um caso registrado em 2023, envolvendo uma vítima idosa residente na cidade de Canoas. Segundo apurado, os suspeitos dividiram o dinheiro obtido da vítima entre os integrantes da associação criminosa. A maior parte dos valores foi utilizada na compra de dólares em espécie em diferentes casas de câmbio e na conversão para criptoativos.
Na data de hoje, foram cumpridos oito mandados de prisão temporária e sete de busca e apreensão nas cidades de Caxias do Sul, Passo Fundo e localidades de Santa Catarina. Até o momento, cinco integrantes do grupo foram presos, e foram apreendidos celulares, cartões bancários e dinheiro.
*Radio Uirapuru