O reajuste de taxas e tributos do Estado ocorre anualmente, baseado no valor da UPF-RS (Unidade Padrão Fiscal do Estado do RS), conforme estabelece a Lei das Taxas (Lei Estadual nº 8.109, de 19 de dezembro de 1985, e suas alterações). Dessa forma, no dia 1º de fevereiro, os serviços do Detran-RS passam por essa modificação, e uma nova tabela de valores é definida.
Em entrevista à Rádio Uirapuru, o diretor de ensino do CFC Autotec, Antônio Carlos dos Santos, destacou que o percentual de aumento no preço não é informado previamente aos CFCs. Por isso, eles não conseguem planejar nem avisar as pessoas interessadas em tirar a Carteira Nacional de Habilitação. Antônio ressaltou que quem pretende tirar a carteira neste ano deve procurar as autoescolas ainda em janeiro, enquanto os valores antigos ainda estão em vigor.
Ainda na entrevista, Antônio avaliou o ano de 2024 para o CFC Autotec e destacou diversas realizações, como a troca da frota, que proporcionou maior qualidade e segurança nos veículos utilizados pelos alunos no dia a dia.
Outro ponto comentado foi a obrigatoriedade da carteira de habilitação para quem dirige motos elétricas. Sobre esse tema, Antônio frisou que o CFC Autotec foi o primeiro da cidade a implementar o serviço, disponibilizando motos para a realização de aulas práticas.
Para 2025, o CFC Autotec planeja oferecer diversas modernizações para os alunos, além de atividades voltadas à educação no trânsito, uma das características marcantes da autoescola.
*Radio Uirapuru