PUBLICIDADE

Prefeitura de Cidreira decreta situação de emergência por conta das chuvas

Compartilhe este post

Prefeitura de Cidreira decretou situação de emergência por conta dos transtornos enfrentados pelo município diante das fortes chuvas desta semana. Entre quarta e quinta-feira, a cidade do Litoral Norte sofreu com alagamentos e diversos transtornos.

Conforme o decreto, a medida considera os altos volumes de chuva registrados em curto intervalo de tempo, acima da média esperada para o período. Além disso, a Prefeitura informou que a situação é agravada pela “precariedade do sistema de drenagem urbana, resultando em alagamentos, danos estruturais, desmoronamentos e prejuízos sociais e econômicos nos bairros Centro, Costa do Sol, Ildo Meneghetti, Salinas, Francisco Mendes e Distrito da Fortaleza”, informou, em nota.

Entre as ações destacadas que a passam a ser possibilitadas pelo decreto, estão:

  • A mobilização de todos os órgãos municipais, sob coordenação da Defesa Civil, para ações de resposta, reabilitação e reconstrução;
  • A convocação de voluntários e realização de campanhas de arrecadação de recursos em apoio à população afetada;
  • O início de processos de desapropriação de imóveis localizados em áreas de risco intensificado, com base em critérios técnicos e legais;
  • A dispensa de licitação, conforme prevê a legislação federal, para aquisição de bens e contratação de serviços essenciais ao enfrentamento da emergência, com prazo máximo de execução de até 1 ano.

O decreto terá validade de 15 dias. Em nota, a Prefeitura também afirmou que, em conjunto com a Defesa Civil e demais secretarias, “segue empenhada em garantir a segurança da população, prestando assistência às famílias atingidas e adotando medidas emergenciais para a recuperação das áreas afetadas”.

Canceladas na quinta-feira por conta dos transtornos, as aulas da rede municipal de ensino também foram retomadas nesta sexta-feira.

correio do povo

Leia mais

PUBLICIDADE