Termina nesta sexta-feira (17) o prazo para que agricultores familiares de se inscrevam no programa Operação Terra Forte, do Governo do Rio Grande do Sul. A iniciativa prevê o repasse de recursos inéditos para a recuperação de solos e incentivo à produção no campo, com foco na reconstrução das áreas afetadas pelas enchentes.
As inscrições são realizadas exclusivamente junto à Emater. Podem participar agricultores familiares que possuam Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) ou que sejam pecuaristas familiares, conforme as normas federais e estaduais.
Até às 18h de ontem, o escritório local da Emater registrou 205 inscrições para o programa.
Programa inédito no Estado
Considerado o maior programa de recuperação de solos já lançado no Rio Grande do Sul, o Terra Forte conta com um investimento inicial de R$ 300 milhões, financiados pelo Fundo de Reconstrução do Estado (Funrigs). A ação integra o Plano Rio Grande, coordenado pelo governador Eduardo Leite, que busca reconstruir e fortalecer a agricultura após os desastres climáticos.
O programa Operação Terra Forte prevê:
- Recursos diretos ao produtor: auxílio financeiro de até R$ 30 mil por propriedade, creditado no Cartão Cidadão;
- Assistência técnica e diagnósticos: acompanhamento da Emater para elaboração de planos de recuperação socioprodutiva;
- Patrulhas mecanizadas: aquisição de tratores para apoiar municípios nas ações de recuperação;
- Governança e transparência: criação de um comitê para monitorar e dar visibilidade às etapas do programa.
Com o encerramento das inscrições hoje, os produtores interessados precisam agilizar o contato com a Emater para garantir participação nesta iniciativa que promete impulsionar a retomada da agricultura familiar no Estado.
Com informações O Correio e Emater Espumoso





