O governo do Rio Grande do Sul confirmou que, em 2026, seguirá vigente a política de progressão parcial da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), que permite que estudantes da rede estadual passem de ano mesmo reprovando em até quatro disciplinas, desde que pertencentes a no máximo duas áreas de conhecimento. A informação foi confirmada pela secretária-adjunta da Educação, Stefanie Eskereski.
Política de progressão parcial
Implementada em 2024, a política flexibiliza a aprovação ao permitir que alunos avancem de etapa escolar mesmo com reprovações, realizando no ano seguinte estudos complementares das disciplinas em que não atingiram a média seis.
Segundo Stefanie Eskereski, “a aprovação não é automática. O que buscamos é oferecer oportunidades para que o estudante consolide suas habilidades.”
Reforço individualizado a partir do primeiro trimestre
A partir do primeiro trimestre de 2026, os estudantes em progressão parcial participarão de reforços individualizados, com avaliações diagnósticas e planos de estudo personalizados. A medida visa identificar lacunas de aprendizagem e adotar estratégias para superá-las.
“Não é um reforço pró-forma. A ideia é que, quando saírem do ano letivo de 2025, os estudantes já saibam quais habilidades não atingiram. Mesmo nas férias, terão acesso a materiais de estudo”, afirmou a secretária-adjunta.
Estudos compensatórios de infrequência
A Seduc também manterá a regra que permite aprovar alunos com mais de 25% de faltas, mediante estudos compensatórios de infrequência. A prática permite que estudantes recuperem conteúdos perdidos e mantém o vínculo com a escola, mesmo em situações de problemas pessoais ou de saúde.
Impacto no Ideb e na cultura de reprovação
O modelo de progressão parcial contribui para melhorar a nota das escolas no Ideb, ao aumentar a taxa de aprovação dos alunos. Segundo Stefanie, a medida também busca alterar a cultura de reprovação existente no Estado, oferecendo alternativas de aprendizado e formação contínua para professores e equipes diretivas.
Como funciona na prática
Um aluno reprovado em Língua Portuguesa, Literatura, Física e Química pode passar de ano, pois as reprovações se distribuem em no máximo duas áreas de conhecimento.
Se houver reprovação em três disciplinas de uma mesma área ou em três áreas diferentes, a progressão parcial não será permitida, e o estudante precisará repetir a etapa escolar.
A Seduc publicará até o final de 2025 orientações complementares para as escolas sobre a aplicação do modelo em 2026, mantendo os critérios de avaliação e regras já em vigor.
Fonte: GZH





